quarta-feira, 1 de abril de 2020

Atividade – sujeito e predicado (3º EM “A” e “B”)


1.       Leia a oração abaixo e responda:

Uma boa ideia é sempre bem-vinda.

a)      Aponte o sujeito e o predicado da oração acima.

b)      Classifique o sujeito.

c)       Reescreva a oração passando a palavra ideia para o plural.

2.       Leia a oração abaixo e responda:

Uma boa ideia e uma boa ação são sempre bem-vindas.

a)      Aponte o sujeito e o predicado da oração acima.

b)      Classifique o sujeito.

c)       Reescreva a oração passando as palavras ideia e ação para o plural.

3.       Leia os versos de Vinicius de Moraes e responda:

“... o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário.”

a)      Quantas orações temos?

b)      Aponte o sujeito de cada oração.

c)       Aponte o núcleo de cada sujeito.


4.       O sujeito pode ser representado por:

1.       Nome ou grupo (expressão nominal);
2.       Pronome pessoal;
3.       Pronome relativo, interrogativo, demonstrativo ou indefinido;
4.       Numeral;
5.       Palavra ou expressão substantivada;
6.       Oração.

Identifique nas orações seguintes as categorias que estão desempenhando a função de sujeito.

a)      O barato sai caro.

b)      O carro retornou com defeito.

c)       Os três estavam de acordo.

d)      Recolhi o livro que caiu na estante.

e)      Ninguém sabe onde estamos.

f)      É preciso que surjam novos jogadores.

g)       Quem sabe onde estamos?

h)      Estes são os melhores.

i)      Eu não disse isso.

j)       Apareceu uma cadeira quebrada.

k)      Vender será a pior hipótese.


1.       Classifique o sujeito conforme o código abaixo:

(SS) Sujeito Simples

(SC) Sujeito Composto

(SO) Sujeito Oculto/ elíptico / desinencial

(I) Sujeito Indeterminado

(OS) Sujeito Inexistente / Oração sem sujeito


a) (  ) Em dezembro, ainda durante as férias, iniciei as atividades na empresa.
b) (  ) Foram contratados dois novos funcionários.
c) (  ) Poderia haver outros interessados.
d) (  ) Aqui se depende de cargos públicos.
e) (  ) Encontraram gente nova por aqui.
f) (  ) Anos depois, ele morreria…
g) (  ) Entraram no saguão os jogadores e o técnico.
h) (  ) O lugar oferecia-lhe tudo.
i) (  ) Fui eu a causa do conflito.
j) (  ) Fazia muito calor no sertão.

As questões de 6 a 8 referem-se às orações abaixo:

a)      Os homens constroem mundos cheios de contrastes.
b)      Há grandes contrastes em nosso mundo?
c)       Acontecem surpresas agradáveis.
d)      Anoiteceu lentamente.

6.       Aponte o sujeito e o predicado das orações e classifique-os.

7.       Aponte o núcleo significativo de cada predicado.

8.       Os verbos que aparecem nos predicados verbais exprimem ação, acontecimento, existência ou fenômeno natural. Indique nas orações analisadas, o que exprime cada um dos verbos.


9.       “Um bicho só é só um bicho”. (Chico Buarque)

a)      Aponte o sujeito e o predicado da oração acima. Classifique-os.

b)      Reescreva a oração substituindo as palavras um por vários.

c)       Na oração aparece duas vezes a palavra só. Nos dois casos, o significado é o mesmo? Reescreva a oração substituindo-a por sinônimos.

10.   Leia este anúncio do Globo Ciência:

NATUREZA

As larvas podem viver dez anos antes de se tornarem adultas.

a)      Quantas orações formam esse período?

b)      Aponte os núcleos dos predicados.

c)       Aponte o sujeito de cada oração.

d)      Classifique os predicados.

e)      Qual a concordância estabelecida pelo termo adultas?


Leia o texto abaixo e responda  às perguntas propostas.


No caminho, com Maiakósvki

(fragmento)

Assim como a criança
humildemente afaga
a imagem do herói,
assim me aproximo de ti, Maiakósvki.
Não importa o que me possa acontecer
por andar ombro a ombro
com um poeta soviético.
Lendo teus versos,
aprendi a ter coragem.

Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho e nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
(Eduardo Alves Costa)

1.       O texto apresenta, claramente, as três pessoas do discurso. Identifique, no poema, a primeira, a segunda e a terceira pessoa.

2.       “Na primeira noite eles se aproximavam”. Identifique e classifique o sujeito e o predicado dessa oração.


3.       “Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão.”
Identifique e classifique o sujeito dos verbos destacados.


4.       “... eles se aproximam e roubam uma flor”
É possível determinar, com detalhes, os praticantes das ações?



Estratégias de controle da devolução da Atividade

Alunos encaminhem a resolução das questões via whattsapp ou em documento anexo pelo e-mail: rosangelaprof19@gmail.com até o dia 02/04/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DE PESQUISA - 2º EME

  ATENÇÃO ESTUDANTES DO GRUPO I Atividade de pesquisa Fazer uma pesquisa literária sobre o  Romantismo - Contexto histórico; - Carac...