1.
Leia a oração abaixo e responda:
Uma boa ideia é sempre bem-vinda.
a) Aponte
o sujeito e o predicado da oração acima.
b) Classifique
o sujeito.
c) Reescreva
a oração passando a palavra ideia
para o plural.
2.
Leia a oração abaixo e responda:
Uma
boa ideia e uma boa ação são sempre bem-vindas.
a) Aponte
o sujeito e o predicado da oração acima.
b) Classifique
o sujeito.
c) Reescreva
a oração passando as palavras ideia
e ação para o plural.
3.
Leia os versos de Vinicius de Moraes e responda:
“... o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário.”
a) Quantas
orações temos?
b) Aponte
o sujeito de cada oração.
c) Aponte
o núcleo de cada sujeito.
4.
O sujeito pode ser representado por:
1. Nome
ou grupo (expressão nominal);
2. Pronome
pessoal;
3. Pronome
relativo, interrogativo, demonstrativo ou indefinido;
4. Numeral;
5. Palavra
ou expressão substantivada;
6. Oração.
Identifique nas orações seguintes
as categorias que estão desempenhando a função de sujeito.
a)
O barato
sai caro.
b)
O carro
retornou com defeito.
c)
Os três
estavam de acordo.
d)
Recolhi o livro que caiu na estante.
e) Ninguém sabe onde estamos.
f)
É preciso que
surjam novos jogadores.
g)
Quem
sabe onde estamos?
h)
Estes
são os melhores.
i)
Eu
não disse isso.
j)
Apareceu uma
cadeira quebrada.
k)
Vender
será a pior hipótese.
1.
Classifique o sujeito conforme o código abaixo:
(SS) Sujeito Simples
(SC) Sujeito Composto
(SO) Sujeito Oculto/ elíptico /
desinencial
(I) Sujeito Indeterminado
(OS) Sujeito Inexistente / Oração sem sujeito
a) ( ) Em dezembro, ainda durante
as férias, iniciei as atividades na empresa.
b) ( ) Foram contratados dois
novos funcionários.
c) ( ) Poderia haver outros
interessados.
d) ( ) Aqui se depende de cargos
públicos.
e) ( ) Encontraram gente nova por
aqui.
f) ( ) Anos depois, ele morreria…
g) ( ) Entraram no saguão os
jogadores e o técnico.
h) ( ) O lugar oferecia-lhe tudo.
i) ( ) Fui eu a causa do
conflito.
j) ( ) Fazia muito calor no
sertão.
As questões de 6 a 8 referem-se às orações abaixo:
a) Os
homens constroem mundos cheios de contrastes.
b) Há
grandes contrastes em nosso mundo?
c) Acontecem
surpresas agradáveis.
d) Anoiteceu
lentamente.
6.
Aponte o sujeito e o predicado das orações e
classifique-os.
7.
Aponte o núcleo significativo de cada predicado.
8.
Os verbos que aparecem nos predicados verbais
exprimem ação, acontecimento, existência ou fenômeno natural. Indique nas
orações analisadas, o que exprime cada um dos verbos.
9.
“Um bicho
só é só um bicho”. (Chico Buarque)
a) Aponte
o sujeito e o predicado da oração acima. Classifique-os.
b) Reescreva
a oração substituindo as palavras um
por vários.
c) Na
oração aparece duas vezes a palavra só. Nos dois casos, o significado é o
mesmo? Reescreva a oração substituindo-a por sinônimos.
10.
Leia este anúncio do Globo Ciência:
NATUREZA
As larvas podem viver dez anos
antes de se tornarem adultas.
a) Quantas
orações formam esse período?
b) Aponte
os núcleos dos predicados.
c) Aponte
o sujeito de cada oração.
d) Classifique
os predicados.
e) Qual
a concordância estabelecida pelo termo adultas?
Leia o texto abaixo e responda às perguntas propostas.
No caminho, com Maiakósvki
(fragmento)
(fragmento)
Assim como a criança
humildemente afaga
a imagem do herói,
assim me aproximo de ti,
Maiakósvki.
Não importa o que me possa
acontecer
por andar ombro a ombro
com um poeta soviético.
Lendo teus versos,
aprendi a ter coragem.
Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se
aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se
escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho e nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
(Eduardo Alves Costa)
1.
O texto apresenta, claramente, as três pessoas
do discurso. Identifique, no poema, a primeira, a segunda e a terceira pessoa.
2.
“Na primeira noite eles se aproximavam”. Identifique e classifique o sujeito e o predicado
dessa oração.
3.
“Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as
flores,
matam nosso
cão.”
Identifique e classifique o sujeito dos verbos destacados.
4.
“... eles
se aproximam e roubam uma flor”
É possível determinar, com detalhes, os
praticantes das ações?
Estratégias de controle da devolução da Atividade
Alunos encaminhem a
resolução das questões via whattsapp ou em documento anexo pelo e-mail:
rosangelaprof19@gmail.com até o dia 02/04/2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário