quinta-feira, 16 de abril de 2020

Atividade - Frase, oração e período (2ºEMC)


ATIVIDADE  DE LÍNGUA PORTUGUESA

Aluno: ______________________________ Turma: 2º EMC 
   
Disciplina: Língua Portuguesa                    Profª: Rosângela Guedes

Data: ______/ _______/ 2020                                  

FRASE/ ORAÇÃO/ PERÍODO

1) Assinale as alternativas que não apresentam uma frase:

a) Que golaço!
b) Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê?
c) Em vez de nadar, preferiram jogar bola.
d) O futebol povo paixão pelo tem brasileiro.
e) Correram para a garagem e entraram no carro.
f) O sobre verde era gramado céu.
g) Clara passeava com as crianças no jardim.
h) Mão Luisinho trêmula.

2) Assinale as frases nominais:

a) Que medo!
b) Ele chutou a porta.
c) Coitadinho do garoto!
d) O povo odeia os governantes corruptos.
e) Transmitirei o recado a sua namorada.
f) Coragem, companheiro!
g) Que voz estranha!
h) A lanterna produzia boa claridade.
i) Luisinho, não!
j) As risadas não eram normais.
k) Que alívio!

3) Aponte as frases verbais (orações):

a) Quanta gente hoje!
b) Apresse-se, garota!
c) O filme foi bom.
d) Não aguento essa poluição!
e) Partiremos daqui a pouco.
f) Sempre juntos, sempre amigos.
g) Seu colega telefonou.
h) Na praia, grande descontração.
i) Deus te guarde!
j) Que ideia absurda!
k) As ovelhas são mansas e pacientes.

4) Numere: 

( 1 ) FRASE NOMINAL                ( 2 ) FRASE VERBAL (ORAÇÃO)



a) (     ) Que bela paisagem!
b) (     ) Bom dia!
c) (     ) Coma devagar!
d) (     ) Durma bem!
e) (     ) Não insistirei mais.
f) (     ) Cumpriremos nossa promessa.
g) (     ) Mais diálogo, senhores educadores!
h) (     ) Entrada franca!
i) (     ) Que turma unida e confiante!
j) (     ) Quando você esteve lá?
k) (     ) Não saia sem agasalho!
l) (     ) Belíssimas palavras!



5) Classifique em frase nominal ou frase verbal.

a) Mas que comportamento estranho! __________________
b) Nós gostamos muito das brincadeiras de São João. ____________
c) Fernando trabalha como assessor do diretor da empresa. _______
d) Puxa! Que chuva! _________________________________
e) Taís ganhou um cachorrinho de presente. _______________

6) Sublinhe os verbos e coloque S, se o período for simples, e C, se for composto:

a) Os atletas já se dirigiram à quadra. (      )
b) Tomarei este ônibus, pois tenho um compromisso logo mais. (      )
c) Sem dúvida, todos voltarão aqui no Carnaval. (      )
d) Os alunos reuniram-se no pátio, discutiram o problema, procuraram o diretor e falaram francamente. (      )
e) O verdureiro estacionou o velho caminhão, gritou suas frutas e legumes para a manhã ensolarada, dirigiu gracejos inocentes às donas de casa, arrancou-lhes alguma grana e partiu. (      )

7) No exercício anterior diga o número de orações em cada período:

a)                  b)                     c)                   d)                    e)

8) Classifique o período em simples e composto. Se tiver mais de uma oração, separe-as e diga o número de orações. Observe o modelo:

Escovou os dentes, / pegou o material escolar / e saiu.
Período composto de três orações.

a) Passarei pela sua casa hoje de tarde, para terminarmos o trabalho.
_______________________________________
b) Vou ao clube agora de manhã.
_______________________________________
c) Driblou o primeiro, driblou o segundo, mas chutou fora.
_______________________________________
d) Cheguei ao local, parei, observei tudo atentamente, fiz alguns comentários com o líder e saí.
_______________________________________
e) Não corra, não mate, não morra!
______________________________________

9) Complete e faça o que se pede:

a) Frase é ____________ ou conjunto de palavras que _____________. A frase pode ser _______________ ou _______________.
b) ___________________ não tem verbo. ______________ tem verbo e é chamada de _____________.
c) Período é a frase formada por ___________. O período pode ser ___________ ou ____________.
d) Dê um exemplo de período simples: _____________________
e) Dê um exemplo de período composto: ____________________


A atividade deverá ser entregue no dia 22/04 (quarta-feira) via whats.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DE PESQUISA - 2º EME

  ATENÇÃO ESTUDANTES DO GRUPO I Atividade de pesquisa Fazer uma pesquisa literária sobre o  Romantismo - Contexto histórico; - Carac...