ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aluno: ______________________________ Turma: 2º EMC
Disciplina:
Língua Portuguesa Profª: Rosângela Guedes
Data: ______/ _______/
2020
FRASE/ ORAÇÃO/ PERÍODO
1) Assinale
as alternativas que não apresentam uma frase:
a) Que
golaço!
b) Vocês
assistiram à transmissão do jogo pela tevê?
c) Em vez de
nadar, preferiram jogar bola.
d) O futebol
povo paixão pelo tem brasileiro.
e) Correram
para a garagem e entraram no carro.
f) O sobre
verde era gramado céu.
g) Clara
passeava com as crianças no jardim.
h) Mão
Luisinho trêmula.
2)
Assinale as frases nominais:
a)
Que medo!
b)
Ele chutou a porta.
c)
Coitadinho do garoto!
d)
O povo odeia os governantes corruptos.
e)
Transmitirei o recado a sua namorada.
f)
Coragem, companheiro!
g)
Que voz estranha!
h)
A lanterna produzia boa claridade.
i)
Luisinho, não!
j)
As risadas não eram normais.
k)
Que alívio!
3)
Aponte as frases verbais (orações):
a)
Quanta gente hoje!
b)
Apresse-se, garota!
c)
O filme foi bom.
d)
Não aguento essa poluição!
e)
Partiremos daqui a pouco.
f)
Sempre juntos, sempre amigos.
g)
Seu colega telefonou.
h)
Na praia, grande descontração.
i)
Deus te guarde!
j)
Que ideia absurda!
k)
As ovelhas são mansas e pacientes.
4)
Numere:
( 1 ) FRASE NOMINAL ( 2 ) FRASE VERBAL (ORAÇÃO)
( 1 ) FRASE NOMINAL ( 2 ) FRASE VERBAL (ORAÇÃO)
a)
( ) Que bela paisagem!
b)
( ) Bom dia!
c)
( ) Coma devagar!
d)
( ) Durma bem!
e)
( ) Não insistirei mais.
f)
( ) Cumpriremos nossa promessa.
g)
( ) Mais diálogo, senhores
educadores!
h)
( ) Entrada franca!
i)
( ) Que turma unida e confiante!
j)
( ) Quando você esteve lá?
k)
( ) Não saia sem agasalho!
l)
( ) Belíssimas palavras!
5)
Classifique em frase nominal ou frase verbal.
a)
Mas que comportamento estranho! __________________
b)
Nós gostamos muito das brincadeiras de São João. ____________
c)
Fernando trabalha como assessor do diretor da empresa. _______
d)
Puxa! Que chuva! _________________________________
e)
Taís ganhou um cachorrinho de presente. _______________
6)
Sublinhe os verbos e coloque S, se o
período for simples, e C, se for composto:
a)
Os atletas já se dirigiram à quadra. (
)
b)
Tomarei este ônibus, pois tenho um compromisso logo mais. ( )
c)
Sem dúvida, todos voltarão aqui no Carnaval. ( )
d)
Os alunos reuniram-se no pátio, discutiram o problema, procuraram o diretor e
falaram francamente. ( )
e)
O verdureiro estacionou o velho caminhão, gritou suas frutas e legumes para a
manhã ensolarada, dirigiu gracejos inocentes às donas de casa, arrancou-lhes
alguma grana e partiu. ( )
7)
No exercício anterior diga o número de
orações em cada período:
a) b) c) d) e)
8)
Classifique o período em simples e composto. Se tiver mais de uma oração,
separe-as e diga o número de orações. Observe
o modelo:
Escovou os dentes, / pegou o material escolar / e saiu.
|
Período
composto de três orações.
|
a) Passarei pela sua casa
hoje de tarde, para terminarmos o trabalho.
_______________________________________
b) Vou ao clube agora de
manhã.
_______________________________________
c) Driblou o primeiro,
driblou o segundo, mas chutou fora.
_______________________________________
d) Cheguei ao local,
parei, observei tudo atentamente, fiz alguns comentários com o líder e saí.
_______________________________________
e) Não corra, não mate,
não morra!
______________________________________
9) Complete
e faça o que se pede:
a) Frase é ____________ ou conjunto de palavras
que _____________. A frase pode ser _______________ ou
_______________.
b) ___________________ não tem verbo. ______________ tem verbo e é chamada de _____________.
c) Período é a frase formada por ___________.
O período pode ser ___________ ou ____________.
d) Dê um exemplo de período simples:
_____________________
e) Dê um exemplo de período composto:
____________________
A atividade deverá ser entregue no dia 22/04 (quarta-feira) via whats.
Nenhum comentário:
Postar um comentário