Leia:
O trabalho e o meio ambiente
Quando pensamos em trabalho, logo nos vem a ideia de nosso esforço para
realizá-lo ou do tempo que vamos gastar executando essa atividade. O que revela
uma visão um tanto egoísta, pois nos viramos sempre para nós mesmos; se
envolver dinheiro ou nota, aí sim que o eu mesmo fala mais
alto. Antes de continuarmos esse “papo”, vamos tentar definir o que é trabalho.
Trabalho pode ser
entendido como o resultado de uma ação sobre o meio, que o modifica de forma a
trazer algum tipo de benefício para quem executa essa ação.
Veja que nessa
conceituação aparecem os termos ação, meio, modificação e benefício. As
preocupações humanas: esforço, tempo e valorização não entram nesse conceito,
não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e
abrangente e não visa só a nosso “umbigo”. A visão humana atual do que é o
trabalho tem contribuído para uma postura individual, em que o que interessa é
o benefício próprio, sendo ignoradas as modificações impostas ao meio.
Em um trabalho, estão
sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima, as ferramentas, o produto e
os resíduos. Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um
automóvel numa linha de montagem ou até a execução de uma atividade proposta de
matemática: nesse caso, a mão de obra é o aluno, a matéria-prima é seu
conhecimento, as ferramentas são lápis, borracha, papel, etc., o produto é o
próprio trabalho e os resíduos são as raspas de borracha, as tiras de madeira
do lápis apontado, as unhas roídas, etc.
Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com
as longas horas “perdidas” para executá-lo e com o esforço mental e físico para
sua realização. Após a execução, simplesmente, ficamos preocupados com a
entrega e a valorização (nota dada ao produto de nosso esforço).
Marcelo
Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo: Ícone, 2000,
p.27-8.
Questão
1 – Na construção do texto, o autor não:
a) critica a visão humana relativa ao
trabalho.
b) compara as atividades realizadas
por um profissional e as atividades realizadas por um aluno.
c) conceitua o “trabalho” de forma
abrangente.
d) apresenta sugestões para uma
mudança de postura no trabalho.
Questão 2 – Registra-se o diálogo direto com os leitores na
seguinte passagem:
a) “Trabalho pode ser entendido como
o resultado de uma ação sobre o meio […]”
b) “A visão humana atual do que é o
trabalho tem contribuído para uma postura individual […]”
c) “Em um trabalho, estão sempre
envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima […]”
d) “Veja que nos preocupamos, antes
de realizar o trabalho, basicamente, com as longas […]”
Questão
3 – “[…] não visa só a nosso “umbigo”.
O termo grifado foi colocado entre aspas porque:
a) consiste em uma metáfora.
b) é uma citação de autoria alheia.
c) sinaliza uma forma gramaticalmente
incorreta.
d) apresenta duplo sentido.
Questão
4 – “[…] sendo ignoradas as
modificações […]”. Essa palavra poderia ser substituída por:
a) equivocadas
b) menosprezadas
c) efêmeras
d) privilegiadas
Questão
5 – No segmento “Esse trabalho pode
ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa
linha de montagem […]”, o conectivo destacado introduz uma:
a) comparação
b) observação
c) exemplificação
d) conclusão
Questão
6 – Em todas as alternativas, o
pronome sublinhado retoma o “trabalho”, exceto em:
a)
“[…] logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo […]”
b)
“[…] que o modifica de forma a trazer algum tipo de benefício
[…]”
c)
“[…] em que o que interessa é o benefício próprio […]”
d)
“[…] com as longas horas “perdidas” para executá-lo […]”
Questão
7 – No trecho “[…] não por não
serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais
amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”., o termo grifado estabelece
a ideia de:
a) adição
b) oposição
c) causa
d) explicação
Estratégias de controle da
devolução da atividade
Alunos
encaminhem a resolução da atividade via whats até o dia 17/04/2020
(sexta-feira)
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