terça-feira, 14 de abril de 2020

Atividade - Trovadorismo - As Cantigas (1º EM C e D)


TROVADORISMO


CANTIGAS

As cantigas trovadorescas são textos poéticos que fazem parte do trovadorismo. Esses textos foram reunidos em livros chamados de cancioneiros.
A maioria das cantigas trovadorescas eram cantadas com o acompanhamento de diversos instrumentos musicais, a exemplo da viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro. Por ter esse acompanhamento musical, eram chamadas de cantigas.

1. Nas cantigas de amor:

a) O trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.
b) O trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c) O “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
d) O poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada.
e) Existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.



“Ai dona fea! foste-vos queixar
porque vos nunca louv’em meu trobar
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!”

2. Assinale a informação correta a respeito do trecho de João Garcia de Guilhade:
a) é cantiga satírica
b) foi o primeiro documento escrito em língua portuguesa (1189)
c) trata-se de cantiga de amigo
d) foi escrita durante o Humanismo (1418-1527)
e) faz parte do Auto da Feira

3. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
a) O ambiente é rural ou familiar.
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala. 
c) Têm origem provençal. 
d) Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível. 
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador. 



4. Marque V para verdadeiro e F para falso.

(   ) As cantigas de mal dizer e de escárnio pertencem a lírica trovadoresca.
(   ) As cantigas de amigo possuem um ambiente palaciano e o eu-liríco é feminino, apesar de serem escritas por homem.
(   ) As cantigas de amor possuem um ambiente palaciano e suas características principais são a vassalagem amorosa e a coita de amor.
(   ) A canção da Ribeirinha iniciou o trovadorismo português.
(   ) As cantigas de amigo, em geral, possuem um eu-lírico feminino, apesar de serem escritas por homens. A temática principal, quase sempre, é o sofrimento da mulher pelo amado que partiu.

5. No contexto das cantigas de amor, o que significa a coita?
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6. Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaëlis de Vasconcelos, tivemos grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto. (Costa Pimpão)


a) Qual é essa “primeira época lírica” portuguesa?

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b) Que tipos de composições poéticas se cultivam nessa época?

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7. 'Queredes que vos retraia/ quando vos eu vi em saia?'.

Qual o título do primeiro registro poético em língua galaico-portuguesa?

a) Canção de Rolando.
b) Non Quer'eu Donzela Fea.
c) Cantiga da Guarvaia ou da Ribeirinha.
d) A Farsa de Inês Pereira.


8. Qual a diferença entre cantiga lírica e cantiga satírica?

a) Ambas caracterizam o trovadorismo.
b) As líricas falam de amor, de ausência; as satíricas são cantigas de humor.
c) Nas líricas, o eu-lírico (sujeito da expressão) é masculino; nas satíricas, é feminino.
d) As cantigas líricas são de amor ou de amigo; as satíricas criticam os comportamentos sociais.
e) As alternativas A e C estão corretas.

9. Os textos abaixo são de cantigas medievais e foram adaptados para o português atual. Identifique cada uma de acordo com as características das cantigas de amor, de amigo, de escárnio ou de maldizer.

a) A dona que eu sirvo e que muito adoro
mostrai-ma, ai Deus! pois eu vos imploro
se não, dai-me a morte.   
(Bernardo de Bonaval)    _______________________________________________

b) Trovas não fazeis como provençal
mas como Bernardo, o de Bonaval.
O vosso trovar não é natural.
Ai de vós, com ele e o Demo aprendestes.
Em trovardes mal, vejo eu o sinal
das loucas ideias em que empreendestes.
Por isso, D. Pero, em Vila-Real,
Fatal foi a hora em que tanto bebestes.    
(D. Afonso X, o Sábio)    _________________________________________________

c) Ai flores, ai flores do verde ramo,
sesabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, onde ele está?          
(D. Dinis)   ___________________________________________________

d) Ai, dona feia, foste-vos queixar
de que nunca vos louvei em meu trovar;
e umas trovas vos quero dedicar
em que louvada de toda maneira sereis;
tal é o meu louvar:
dona feia, velha e sandia!         
(João Garcia de Guilhade)   ________________________________________________________

10. Qual a obra literária considerada o marco inicial do período trovadoresco em Portugal?

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Estratégias de controle da devolução da atividade


Alunos encaminhem a resolução da atividade via whats até o dia 17/04/2020 (sexta-feira)

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