TROVADORISMO
CANTIGAS
As cantigas trovadorescas são
textos poéticos que fazem parte do trovadorismo.
Esses textos foram reunidos em livros chamados de cancioneiros.
A maioria das cantigas
trovadorescas eram cantadas com o acompanhamento de diversos instrumentos
musicais, a exemplo da viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro. Por ter
esse acompanhamento musical, eram chamadas de cantigas.
1. Nas cantigas de amor:
a) O trovador expressa um amor à
mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.
b) O trovador velada ou
abertamente ironiza personagens da época.
c) O “eu-lírico” é feminino,
expressando a saudade da ausência do amado.
d) O poeta pratica a vassalagem
amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada.
e) Existe a expressão de um
sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.
“Ai dona fea!
foste-vos queixar
porque vos nunca
louv’em meu trobar
mais ora quero fazer
um cantar
em que vos loarei
toda via
e vedes como vos
quero loar:
dona fea, velha e
sandia!”
2. Assinale a informação correta a respeito do trecho de João Garcia de
Guilhade:
a) é cantiga satírica
b) foi o primeiro documento
escrito em língua portuguesa (1189)
c) trata-se de cantiga de amigo
d) foi escrita durante o
Humanismo (1418-1527)
e) faz parte do Auto da Feira
3. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
a) O ambiente é rural ou
familiar.
b) O trovador assume o eu-lírico
masculino: é o homem quem fala.
c) Têm origem provençal.
d) Expressam a "coita"
amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
e) A mulher é um ser superior,
normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do
trovador.
4. Marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) As cantigas de mal dizer e de escárnio
pertencem a lírica trovadoresca.
( ) As cantigas de amigo possuem um ambiente
palaciano e o eu-liríco é feminino, apesar de serem escritas por homem.
( ) As cantigas de amor possuem um ambiente
palaciano e suas características principais são a vassalagem amorosa e a coita
de amor.
( ) A canção da Ribeirinha iniciou o
trovadorismo português.
( ) As cantigas de amigo, em geral, possuem um
eu-lírico feminino, apesar de serem escritas por homens. A temática principal,
quase sempre, é o sofrimento da mulher pelo amado que partiu.
5. No contexto das cantigas de amor, o que significa a coita?
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6. Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa época lírica.
Em 1904, com a edição crítica e comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina
Michaëlis de Vasconcelos, tivemos grande visão de conjunto do valiosíssimo
espólio descoberto. (Costa Pimpão)
a) Qual é essa “primeira época
lírica” portuguesa?
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b) Que tipos de composições
poéticas se cultivam nessa época?
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7. 'Queredes que vos retraia/ quando vos eu vi em saia?'.
Qual o título do primeiro
registro poético em língua galaico-portuguesa?
a) Canção de Rolando.
b) Non Quer'eu Donzela Fea.
c) Cantiga da Guarvaia ou da
Ribeirinha.
d) A Farsa de Inês Pereira.
8. Qual a diferença entre cantiga lírica e cantiga satírica?
a) Ambas caracterizam o
trovadorismo.
b) As líricas falam de amor, de
ausência; as satíricas são cantigas de humor.
c) Nas líricas, o eu-lírico
(sujeito da expressão) é masculino; nas satíricas, é feminino.
d) As cantigas líricas são de
amor ou de amigo; as satíricas criticam os comportamentos sociais.
e) As alternativas A e C estão
corretas.
9. Os textos abaixo
são de cantigas medievais e foram adaptados para o português atual. Identifique
cada uma de acordo com as características das cantigas de amor, de amigo, de
escárnio ou de maldizer.
a) A dona que eu sirvo e que muito adoro
mostrai-ma, ai Deus! pois eu vos imploro
se não, dai-me a morte.
(Bernardo de Bonaval)
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b) Trovas não fazeis como provençal
mas como Bernardo, o de Bonaval.
O vosso trovar não é natural.
Ai de vós, com ele e o Demo aprendestes.
Em trovardes mal, vejo eu o sinal
das loucas ideias em que empreendestes.
Por isso, D. Pero, em Vila-Real,
Fatal foi a hora em que tanto bebestes.
(D. Afonso X, o Sábio)
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c) Ai flores, ai flores do verde ramo,
sesabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, onde ele está?
(D. Dinis)
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d) Ai, dona feia, foste-vos queixar
de que nunca vos louvei em meu trovar;
e umas trovas vos quero dedicar
em que louvada de toda maneira sereis;
tal é o meu louvar:
dona feia, velha e sandia!
(João Garcia de Guilhade)
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10. Qual a obra
literária considerada o marco inicial do período trovadoresco em Portugal?
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Estratégias de controle da devolução da atividade
Alunos encaminhem a resolução da atividade via whats até o dia 17/04/2020 (sexta-feira)
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