ATIVIDADE –
TROVADORISMO
Vamos verificar os
conhecimentos sobre o Trovadorismo?!
A literatura portuguesa inicia-se através da arte dos
trovadores. As suas cantigas, primeiramente destinadas ao canto, foram
manuscritas em cadernos de apontamentos e, mais tarde, postas em coletâneas
denominadas “Cancioneiros” (livros que reuniam grande número de canções).
Senhor feudal
Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.
(Oswald de Andrade)
1. O título do poema de Oswald remete o leitor à Idade Média.
Nele, assim como nas cantigas de amor, a ideia de poder retoma o conceito de:
a) fé religiosa.
b) relação de vassalagem.
c) idealização do amor.
d) saudade de um ente distante.
e) igualdade entre as pessoas.
2. Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo.
a) Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a
exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas.
b) Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a
transição da cultura teocêntrica para a cultura antropocêntrica.
c) Devido ao grande prestígio que teve durante toda a Idade
Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou níveis
estéticos insuperáveis.
d) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função
de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já
que as composições eram transmitidas oralmente.
3. Em que período histórico surgiu e se desenvolveu o
Trovadorismo?
a) Na Idade Média
b) No Classicismo
c) No Brasil Colônia
d) No Pré-Modernismo
4. Nascido em Lisboa em 1261, ele foi rei, poeta, trovador e
ainda fundador da Universidade de Coimbra. Quem?
a) Dom Dinis
b) Dom João 5º
c) Luís de Camões
d) Afonso 10º
5. Quais são os cancioneiros que abrigam as cantigas
medievais?
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6. As narrativas que envolvem as lutas dos cruzados envolvem
sempre um herói muito engajado na luta pela cristandade, podendo ser a um só
tempo frágil e forte, decidido e terno, furioso e cortes. No entanto, com
relação a mulher amada, esse herói é sempre:
a) pouco dedicado
b) infiel
c) devotado
d) indelicado
e) ausente e belicoso
7. Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre
homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:
a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento.
b) o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo.
d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser
provençais.
e) tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da
decadência medieval.
8. Hagiografias são:
a. ( ) relatos
históricos b. ( ) biografias de reis
c. ( ) biografias de
santos d. ( ) biografias de trovadores
9. Nobiliários são:
a. ( ) a mesma coisa
que livros de linhagem
b. ( ) biografias de
reis
c. ( ) coletâneas de
poemas escritos por nobres
d. ( ) as leis da
Igreja Católica, que proibiam casamentos entre nobres com determinadas relações
de parentesco.
10. As novelas de cavalaria encontradas em Portugal:
a. ( ) foram escritas
em latim
b. ( ) são traduções
de originais estrangeiros
c. ( ) são poemas
líricos
d. ( ) são poemas que
celebram feitos amorosos e guerreiros de cavaleiros andantes
11. Amadis de Gaula:
a. ( ) é uma novela
de origem controvertida.
b. ( ) tem Lancelote
como personagem principal.
c. ( ) é uma cantiga
de amor
d. ( ) deu origem ao
ciclo clássico na literatura portuguesa
12. Na Idade Média, a Historiografia era representada
pelos(as):
a. ( )
hagiografias b. ( ) nobiliários
c. ( ) cronicões d. ( ) pelas novelas de cavalaria
Estratégias de controle
da devolução da atividade
Alunos encaminhem as anotações da aula via whats até o dia 17/04/2020
(sexta-feira)
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