Texto: AMOR MODERNO
DISPENSA IDEALIZAÇÕES
O amor
romântico não vive só nas telas de cinema. A publicidade também prega o resgate
do romantismo. A atmosfera da lareira com vinho, namorados se beijando na
chuva, e até mesmo a paquera por telefone ditam o comportamento neorromântico e
ajudam a vender produtos.
De acordo com o
diretor de marketing da agência de propaganda DPZ, Marcelo Machado, a
publicidade adapta o conceito de romantismo à modernidade. Para que uma ideia
seja aceita pelo público, é necessário que a situação seja pertinente ao seu
estilo de vida.
Machado explica
que, se a mídia ignorar esse aspecto, vai facilmente despencar para o brega.
"Impossível conceber, por exemplo, um comercial onde duas pessoas, de
poder aquisitivo alto e residente em uma metrópole, ficam em casa escrevendo
cartas de amor." Na sua opinião, a dose exata de romantismo é aquela que
melhor corresponde à modernidade: de forma objetiva, sem cenários idealizados.
DAUCH, Karin. O Estado de São Paulo,
15/05/96.
Fonte: Livro-
Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p.
200-202
Entendendo a crônica:
1 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra “pertinente”?
2 – O título da reportagem sugere que existem duas formas de
amor. Quais são elas?
3 – No primeiro parágrafo, a jornalista fala em comportamento
neorromântico. A ideia de um novo conceito de romantismo é repetida por Marcelo
Machado através de que afirmação?
4 – Qual a preocupação do diretor da agência de propaganda ao
explorar o sentimento romântico dos consumidores? O que ele procura fazer para
atingir o seu objetivo?
5 – Sempre houve
temperamento e sensibilidade romântica. No século XIX, chegou-se até mesmo a
caracterizar um estilo de época: o Romantismo. De acordo com o texto, que
características fundamentais servem para contrapor o romantismo moderno ao
romantismo do século XIX?
Ampliando o texto:
Machado explica que, se
a mídia ignorar esse aspecto, vai facilmente despencar para o brega.
A gíria brega
significa cafona, deselegante, que é de mau gosto ou ridículo.
a)
Você
concorda com essa ideia?
b)
Que
atitudes e comportamentos podem ser considerados ridículos ou bregas no início de
um namoro?
c)
O
que algumas pessoas podem considerar brega, mas você não considera e gosta de
que façam para você?
Intertextualidade
Lira
Se me queres a teus pés ajoelhado,
Ufano de me ver por ti rendido,
Ou já em mudas lágrimas banhado;
Volve, impiedosa,
Volve-me os olhos;
Basta uma vez!
Se me queres de rojo sobre a terra,
Beijando a fímbria dos vestidos teus,
Calando as queixas que meu peito encerra,
Dize-me, ingrata,
Dize-me: eu quero!
Basta uma vez!
Mas se antes folgas de me ouvir na lira
Louvor singelo dos amores meus,
Porque minha alma há tanto em vão suspira;
Dize-me, ó bela!
Dize-me: eu te amo!
Basta uma vez!
(Gonçalves Dias, “Lira”)
Fimbria: bainha, franja
1. Que declarações contidas nesse poema
romântico servem de contraste com as ideias encontradas no texto de Karin Dauch,
“AMOR MODERNO DISPENSA IDEALIZAÇÕES”.
2. Assinale a interpretação sugerida
pelo seguinte trecho publicitário:
FOTOGRAFE OS BONS
MOMENTOS AGORA, PORQUE DEPOIS VEM O CASAMENTO.
a)
O
casamento não merece fotografias.
b)
A
felicidade após o casamento dispensa fotografias.
c)
Os
compromissos assumidos no casamento limitam os momentos dignos de fotografia.
d)
O
casamento é uma segunda etapa da vida que também deve ser registrada.
e)
O
casamento é uma cerimônia que exige fotografias exclusivas.
Estratégias de controle
da devolução da atividade
Alunos encaminhem a atividade via whats até o dia
13/04/2020 (segunda-feira)
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