terça-feira, 7 de abril de 2020

Texto: Amor moderno dispensa idealizações ( 2º EM "C")




Texto: AMOR MODERNO DISPENSA IDEALIZAÇÕES

        O amor romântico não vive só nas telas de cinema. A publicidade também prega o resgate do romantismo. A atmosfera da lareira com vinho, namorados se beijando na chuva, e até mesmo a paquera por telefone ditam o comportamento neorromântico e ajudam a vender produtos.
        De acordo com o diretor de marketing da agência de propaganda DPZ, Marcelo Machado, a publicidade adapta o conceito de romantismo à modernidade. Para que uma ideia seja aceita pelo público, é necessário que a situação seja pertinente ao seu estilo de vida.
        Machado explica que, se a mídia ignorar esse aspecto, vai facilmente despencar para o brega. "Impossível conceber, por exemplo, um comercial onde duas pessoas, de poder aquisitivo alto e residente em uma metrópole, ficam em casa escrevendo cartas de amor." Na sua opinião, a dose exata de romantismo é aquela que melhor corresponde à modernidade: de forma objetiva, sem cenários idealizados.
                                       DAUCH, Karin. O Estado de São Paulo, 15/05/96.
     Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 200-202

Entendendo a crônica:

1 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra “pertinente”?

2 – O título da reportagem sugere que existem duas formas de amor. Quais são elas?

3 – No primeiro parágrafo, a jornalista fala em comportamento neorromântico. A ideia de um novo conceito de romantismo é repetida por Marcelo Machado através de que afirmação?

4 – Qual a preocupação do diretor da agência de propaganda ao explorar o sentimento romântico dos consumidores? O que ele procura fazer para atingir o seu objetivo?

5 – Sempre houve temperamento e sensibilidade romântica. No século XIX, chegou-se até mesmo a caracterizar um estilo de época: o Romantismo. De acordo com o texto, que características fundamentais servem para contrapor o romantismo moderno ao romantismo do século XIX?

Ampliando o texto:


Machado explica que, se a mídia ignorar esse aspecto, vai facilmente despencar para o brega.

A gíria brega significa cafona, deselegante, que é de mau gosto ou ridículo.
a)     Você concorda com essa ideia?

b)    Que atitudes e comportamentos podem ser considerados ridículos ou bregas no início de um namoro?

c)     O que algumas pessoas podem considerar brega, mas você não considera e gosta de que façam para você?



Intertextualidade

Lira

Se me queres a teus pés ajoelhado,
Ufano de me ver por ti rendido,
Ou já em mudas lágrimas banhado;
Volve, impiedosa,
Volve-me os olhos;
Basta uma vez!

Se me queres de rojo sobre a terra,
Beijando a fímbria dos vestidos teus,
Calando as queixas que meu peito encerra,
Dize-me, ingrata,
Dize-me: eu quero!
Basta uma vez!

Mas se antes folgas de me ouvir na lira
Louvor singelo dos amores meus,
Porque minha alma há tanto em vão suspira;
Dize-me, ó bela!
Dize-me: eu te amo!
Basta uma vez!

(Gonçalves Dias, “Lira”)

Fimbria: bainha, franja

1.     Que declarações contidas nesse poema romântico servem de contraste com as ideias encontradas no texto de Karin Dauch, “AMOR MODERNO DISPENSA IDEALIZAÇÕES”.

2.     Assinale a interpretação sugerida pelo seguinte trecho publicitário:

FOTOGRAFE OS BONS MOMENTOS AGORA, PORQUE DEPOIS VEM O CASAMENTO.

a)     O casamento não merece fotografias.
b)    A felicidade após o casamento dispensa fotografias.
c)     Os compromissos assumidos no casamento limitam os momentos dignos de fotografia.
d)    O casamento é uma segunda etapa da vida que também deve ser registrada.
e)     O casamento é uma cerimônia que exige fotografias exclusivas.



Estratégias de controle da devolução da atividade

Alunos encaminhem a atividade via whats até o dia 13/04/2020 (segunda-feira)

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