Atividade - período composto
1.
Marque o número de orações presentes no seguinte
período: As alterações no regimento foram feitas sem conhecimento dos
funcionários, por isso eles solicitaram uma reunião para reformularem o
documento.
a) 3 orações c) 2 orações
b) 4 orações d) 5 orações
2.
Considere o período: Os candidatos que não obtiverem
70% de acerto na prova objetiva não serão convocados para a segunda etapa.
- Agora assinale a alternativa
INCORRETA sobre o período.
a) Trata-se de um período composto.
b) Há 3 orações no período.
c) Serão convocados é uma locução
verbal.
d) É uma frase verbal.
3.
Considere
os três períodos a seguir:
I) Como o morador não vivia mais
naquele endereço, a encomenda não foi entregue.
II) As chuvas fortes e abundantes
alagaram grande parte da cidade, especialmente a região central.
III) É importante conferir a
documentação antes de entregá-la.
- Assinale a alternativa CORRETA sobre as frases.
a) Tanto a frase I como a III são
formadas por período composto.
b) As frases I e III são períodos
simples.
c) As frases II e III têm uma
oração apenas.
d) As frases I e II são nominais.
4. Considere o período: Deixe seu comentário sobre o site e ajude-nos a melhorá-lo.
- Agora preencha os parênteses
com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Trata-se de um período composto.
( ) Há 3 orações.
( ) É uma frase verbal.
- A sequência encontrada foi:
a) V, V, V C) V, F, V
b) F, F, F d) V, F, V
5.
Assinale a única opção em que há um período
simples.
a) As provas serão aplicadas nos
dias 15 e 22 de novembro.
b) Corria e pulava muito contente
pelo jardim.
c) É importante ler o edital do
concurso.
d) A criança acordou assustada, porque trovejava
muito.
6. Considere a sentença abaixo:
Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da
reunião.
As duas orações do período estão
unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição,
também indica ideia de:
a) condição
b) oposição
c) consequência
d) adversidade
e) união
7. “Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo.” Neste período
a conjunção em destaque estabelece uma relação de:
a) adição
b) oposição
c) alternância
d) explicação
e) conclusão
e) conclusão
8. (PUC-SP) No período: “Da própria garganta saiu um grito de
admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra
destacada expressa uma ideia de:
a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência
9. “Quanto mais vemos o que há de bom em nós, mais vemos o que há de bom
nos demais”.
Existe no período composto acima,
uma clara relação de:
a) conformidade
b) causalidade
c) proporcionalidade
d) comparação
e) tempo
10. (PUC-SP) Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o
marulhar das ondas…” a partícula como expressa uma ideia de:
a) comparação
b) causa
c) explicação
d) conclusão
e) proporção
Encaminhar a atividade até o dia 22/04/2020 via whats.
Nenhum comentário:
Postar um comentário