quinta-feira, 16 de abril de 2020

Atividade - período composto (3º EM A, B e C)

 Atividade - período composto

1.       Marque o número de orações presentes no seguinte período: As alterações no regimento foram feitas sem conhecimento dos funcionários, por isso eles solicitaram uma reunião para reformularem o documento.

a) 3 orações                   c) 2 orações
b) 4 orações                   d) 5 orações

2.       Considere o período: Os candidatos que não obtiverem 70% de acerto na prova objetiva não serão convocados para a segunda etapa.
- Agora assinale a alternativa INCORRETA sobre o período.

a) Trata-se de um período composto.
b) Há 3 orações no período.
c) Serão convocados é uma locução verbal.
d) É uma frase verbal.

3.        Considere os três períodos a seguir:

I) Como o morador não vivia mais naquele endereço, a encomenda não foi entregue.
II) As chuvas fortes e abundantes alagaram grande parte da cidade, especialmente a região central.
III) É importante conferir a documentação antes de entregá-la.
- Assinale a alternativa CORRETA sobre as frases.

a) Tanto a frase I como a III são formadas por período composto.
b) As frases I e III são períodos simples.
c) As frases II e III têm uma oração apenas.
d) As frases I e II são nominais.

4.       Considere o período: Deixe seu comentário sobre o site e ajude-nos a melhorá-lo.
- Agora preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
(   ) Trata-se de um período composto.
(   ) Há 3 orações.
(   ) É uma frase verbal.
- A sequência encontrada foi:

a) V, V, V               C) V, F, V
b) F, F, F                d) V, F, V

5.       Assinale a única opção em que há um período simples.

a) As provas serão aplicadas nos dias 15 e 22 de novembro.
b) Corria e pulava muito contente pelo jardim.
c) É importante ler o edital do concurso.
d) A criança acordou assustada, porque trovejava muito.


6. Considere a sentença abaixo:

Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.
As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:
a) condição
b) oposição
c) consequência
d) adversidade
e) união

7. “Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo.” Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:
a) adição
b) oposição
c) alternância
d) explicação
e) conclusão


8. (PUC-SP) No período: “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência

9. “Quanto mais vemos o que há de bom em nós, mais vemos o que há de bom nos demais”.
Existe no período composto acima, uma clara relação de:
a) conformidade
b) causalidade
c) proporcionalidade
d) comparação
e) tempo

10. (PUC-SP) Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula como expressa uma ideia de:
a) comparação
b) causa
c) explicação
d) conclusão
e) proporção

Estratégia de devolução da atividade

Encaminhar a atividade até o dia 22/04/2020 via whats.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DE PESQUISA - 2º EME

  ATENÇÃO ESTUDANTES DO GRUPO I Atividade de pesquisa Fazer uma pesquisa literária sobre o  Romantismo - Contexto histórico; - Carac...