Exercício para 2ª aula
do dia 30/03/2020.
1. Faça a correspondência correta.
A. Narração
B. Argumentação
C. Exposição
D. Descrição
E. Prescrição
( ) São os textos em que há a
apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações,
avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.
( ) São
os textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a
defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia
principal, argumentos e conclusão.
( ) São
os textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado
espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator
importante nesse tipo de texto.
( ) São
os textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa,
um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de
temporalidade.
( ) São
os textos em que há a presença de conselhos e indicações de como realizar
ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo.
2. Qual alternativa não é a correta
quando falamos sobre os tipos textuais
a) Os tipos textuais são: narração, argumentação, descrição,
injunção e exposição.
b) Os tipos de textos apresentam características intrínsecas
e invariáveis, ou seja, não sofrem a influência do contexto de nossas
atividades comunicativas. De maneira predeterminada, apresentam vocabulário,
relações lógicas, tempos verbais e construções frasais que acolhem os diversos
gêneros.
c) Possuem um conjunto
ilimitado de características, que são determinadas de acordo com o estilo do
autor, conteúdo, composição e função.
d) Os tipos textuais são caracterizados por propriedades
linguísticas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções
frasais, etc.
e) Geralmente variam entre cinco e nove tipos.
Para as questões de 3 a
6 escreva nos parênteses as tipologias textuais às quais os textos pertencem:
3. Modo de preparo:
Bata no liquidificador
primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por 5
minutos;
Depois, numa tigela ou
na batedeira, coloque o restante dos ingredientes, misturando tudo, menos o
fermento;
Esse é misturado
lentamente com uma colher;
Asse em forno
preaquecido (180° C) por 40 minutos.
( ______________________________________)
4.
“Era um homem alto, robusto, muito
forte, que caminhava lentamente, como se precisasse fazer esforço para
movimentar seu corpo gigantesco. Tinha, em contrapartida, uma cara de menino,
que a expressão alegre acentuava ainda mais.”
( _______________________________________)
5. “Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que
dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma
casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e
descansou na pedra o cachimbo. Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram
se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu
resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque (...)”.
(Dalton Trevisan –
Uma vela para Dario).
(_________________________________________)
6.
Novas tecnologias
Atualmente, prevalece
na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas
ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro
já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo”
“fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo
obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o
“futuro” tão festejado.
Todavia, não podemos
reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um
aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem
sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de
dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem
compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de
entretenimento.
Não mais como aqueles
acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por
espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas,
na qual tanto controlamos quanto somos controlados.
SAMPAIO, A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em:
http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 1 mar. 2013 (adaptado).
(______________________________________)
Estratégias de controle da devolução da Atividade Pedagógica
Complementar:
As atividades deverão ser
encaminhadas para o wattsapp da
professora até quarta-feira 01/04.
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