terça-feira, 31 de março de 2020

Zorro - um conto traduzido para 26 idiomas (9º ano B)

Assista um episódio da série que era baseada no herói mascarado Zorro e estreou em outubro de 1957.


Os filmes eram em preto e branco, sendo colorizados em 1992.
Don Diego de la Vega (Zorro) é um jovem rico que não se conforma com a exploração do povo. Seu pai, Don Alejandro de la Vega, um militar aposentado e fazendeiro, quer que Diego o ajude na fazenda. Mas o filho decide fazer justiça com as próprias mãos: Se torna um justiceiro mascarado, que usa seu chicote e a espada para defender o povo.


Existiu um Zorro de verdade?


Tem quem diga que o Zorro é nada mais que uma ficção, criada pela imaginação do escritor Johnston McCulley. Esse herói viveu no antigo Los Angeles, quando a cidade era apenas um vilarejo da Alta Califórnia e parte do México colonial, ainda sob o domínio da coroa espanhola. O Zorro -a raposa- era um combatente contra o crime que, quando não estava lutando contra a injustiça era simplesmente Don Diego de la Vega, um jovem nobre, filho de um fazendeiro espanhol. Considerado um dos primeiros heróis de ficção da cultura moderna, Zorro aparece pela primeira vez num conto de "A Maldição de Capistrano", publicado em 1919 nas histórias em quadrinhos da All-Story Weekly. O conto foi traduzido para 26 idiomas e lido em todo o mundo.

Mas, existiu o Zorro? Na verdade, o personagem é muito semelhante a alguns vilões verdadeiros da história da Califórnia. Alguns o associam com Joaquin Murieta, cuja vida foi romanceada em um livro de John Rollin Ridge (1854), e no filme A Máscara do Zorro (1998), onde o irmão de Murieta substitui Don Diego de la Vega no papel de Zorro. Outras inspirações possíveis do autor do Zorro seria o próprio Robin Hood, ou os bandidos californianos Tiburcio Vasquez e Salomão Pico, ou o índio Yokuts Stanislaus da Califórnia, que liderou uma revolta contra a Missão de San Jose em 1827. Ou ainda William Lamport, um soldado irlandês que viveu no México, no século XVII. A vida de Lamport foi romanceada por Vicente Riva Palacio. Outra fonte de inspiração pode ter sido o romance de Pimpinela Escarlate (1905), que possui muitas semelhanças com a história de McCulley.

Fonte: http://javiervillanuevaliteratura.blogspot.com/2011/05/existiu-um-zorro-de-verdade.html

Você acredita que o Zorro existiu?  Hoje, encontramos um  personagem como o Zorro na sociedade?
Justifique sua resposta aqui no blog.

Logo abaixo desta postagem tem uma caixa para comentário em que você pode argumentar. Registre sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DE PESQUISA - 2º EME

  ATENÇÃO ESTUDANTES DO GRUPO I Atividade de pesquisa Fazer uma pesquisa literária sobre o  Romantismo - Contexto histórico; - Carac...