domingo, 22 de março de 2020

PRÉ-MODERNISMO ( 3º EM "A" e "B")



Leia o texto:

A REMODELAÇÃO DA METRÓPOLE

Paulo César Garcez Marins

As vastas reformas urbanas empreendidas a partir de 1903 no Rio de Janeiro pelas ações combinadas dos governos federal e municipal miravam em cheio a liberdade de ocupação dos espaços públicos e privados das áreas mais centrais da capital. Tinham esperança de garantir a transformação social e cultural da cidade, e obter um cenário decente e atraente aos fluxos do capitalismo internacional, tão refreados pelas precárias condições da capital quanto ambicionados pelas elites atreladas aos grandes interesses exportadores instalados no governo da União.
Agindo tanto no controle dos espaços privados como no dos logradouros públicos, as reformas urbanas cariocas expulsariam grande parte da pobreza e da miséria, das manifestações populares e das atividades tradicionais visíveis nas ruas e nas casas modestas da cidade. As práticas sanitárias consagrariam os ditames da medicina científica contra o curandeirismo. A obrigatoriedade oficial de vacinação contra a varíola geraria em 1904 o mais intenso levante popular havido no Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina, que transformaria o centro da cidade num caos de quebra-quebras e barricadas.

MARINS, P.C. Garcez. Habitação e vizinhanças: limites da privacidade no surgimento das metrópoles brasileiras. In: NOVAS, Fernando (coord.). História da vida privada – República da belle époque à era do rádio. São Paulo, Companhia das Letras, 1988, v.3.


RESPONDA

1.     As reformas urbanas a que o texto se refere foram empreendidas:

a.    Quando?
b.    Onde?
c.    Por quem?
d.    Com que finalidade, segundo o autor?

2.    Em relação aos investimentos estrangeiros na então capital do Brasil, o autor compara o peso de dois fatores  que agiam em sentido contrário.

a.    Que fatores eram esses?

b.    Classifique apenas as orações em que esses fatores aparecem citados.

3.    O autor começa o texto relatando um episódio acontecido em 1903. No segundo parágrafo, faz referência a outro episódio (a Revolta da Vacina), que vai ocorrer no ano seguinte (1904). Embora os dois episódios pertençam ao passado, na narrativa o segundo é futuro em relação ao primeiro. Que tempo verbal usado no segundo parágrafo expressa essa relação temporal no texto histórico?

4.    De acordo com o texto, as ações governamentais para a reforma urbana carioca pretendiam “obter um cenário decente e atraente” para os investimentos internacionais. Responda com base no próprio texto: como era a cidade que seria reformada?

5.    A imagem do inicio um bonde virado pelo povo na época da Revolta da Vacina.

a.    Que sentido teria a imagem sem essa informação?

b.    Que sentido ganha a imagem com a informação sobre a revolta?

6.    É possível afirmar que a compreensão de uma imagem pode depender do conhecimento do contexto a que ela se refere?

7.    O texto lido é predominantemente informativo. Que função tem a imagem nesse tipo de texto?

8.    Espera-se dos textos informativos que sejam o mais possível impessoais. O texto lido atende a essas expectativas? Justifique.

9.    Você sabe por que a população do Rio de Janeiro se opôs à obrigatoriedade da vacinação contra a varíola? Procure saber e dê sua opinião sobre esse fato.


Referência: Faraco & Moura, Português Série Brasil, Ensino Médio, Volume Único, Ática, 2004.

Estratégias de controle da devolução da Atividade

Alunos encaminhem a resolução das questões via whatsapp ou em documento anexo pelo e-mail: rosangelaprof19@gmail.com até o dia 26/03/2020 (5ª feira).


Para complementar o conteúdo assista ao vídeo sobre a Revolta da Vacina.



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