Leia o texto:
A REMODELAÇÃO DA METRÓPOLE
Paulo
César Garcez Marins
As vastas reformas urbanas empreendidas a
partir de 1903 no Rio de Janeiro pelas ações combinadas dos governos federal e
municipal miravam em cheio a liberdade de ocupação dos espaços públicos e
privados das áreas mais centrais da capital. Tinham esperança de garantir a
transformação social e cultural da cidade, e obter um cenário decente e
atraente aos fluxos do capitalismo internacional, tão refreados pelas precárias
condições da capital quanto ambicionados pelas elites atreladas aos grandes
interesses exportadores instalados no governo da União.
Agindo tanto no controle dos espaços
privados como no dos logradouros públicos, as reformas urbanas cariocas
expulsariam grande parte da pobreza e da miséria, das manifestações populares e
das atividades tradicionais visíveis nas ruas e nas casas modestas da cidade.
As práticas sanitárias consagrariam os ditames da medicina científica contra o
curandeirismo. A obrigatoriedade oficial de vacinação contra a varíola geraria
em 1904 o mais intenso levante popular havido no Rio de Janeiro, a Revolta da
Vacina, que transformaria o centro da cidade num caos de quebra-quebras e
barricadas.
MARINS, P.C. Garcez.
Habitação e vizinhanças: limites da privacidade no surgimento das metrópoles
brasileiras. In: NOVAS, Fernando (coord.). História da vida privada – República
da belle époque à era do rádio. São Paulo, Companhia das Letras, 1988, v.3.
RESPONDA
1. As reformas urbanas a que o texto se refere
foram empreendidas:
a. Quando?
b. Onde?
c. Por quem?
d. Com que finalidade, segundo o autor?
a. Quando?
b. Onde?
c. Por quem?
d. Com que finalidade, segundo o autor?
2. Em relação aos investimentos estrangeiros
na então capital do Brasil, o autor compara o peso de dois fatores que agiam em sentido contrário.
a.
Que
fatores eram esses?
b.
Classifique
apenas as orações em que esses fatores aparecem citados.
3. O autor começa o texto relatando um
episódio acontecido em 1903. No segundo parágrafo, faz referência a outro
episódio (a Revolta da Vacina), que vai ocorrer no ano seguinte (1904). Embora
os dois episódios pertençam ao passado, na narrativa o segundo é futuro em
relação ao primeiro. Que tempo verbal usado no segundo parágrafo expressa essa
relação temporal no texto histórico?
4. De acordo com o texto, as ações
governamentais para a reforma urbana carioca pretendiam “obter um cenário
decente e atraente” para os investimentos internacionais. Responda com base no
próprio texto: como era a cidade que seria reformada?
5. A imagem do inicio um bonde virado pelo
povo na época da Revolta da Vacina.
a.
Que
sentido teria a imagem sem essa informação?
b.
Que
sentido ganha a imagem com a informação sobre a revolta?
6. É possível afirmar que a compreensão de uma
imagem pode depender do conhecimento do contexto a que ela se refere?
7. O texto lido é predominantemente
informativo. Que função tem a imagem nesse tipo de texto?
8. Espera-se dos textos informativos que sejam
o mais possível impessoais. O texto lido atende a essas expectativas?
Justifique.
9. Você sabe por que a população do Rio de
Janeiro se opôs à obrigatoriedade da vacinação contra a varíola? Procure saber
e dê sua opinião sobre esse fato.
Referência:
Faraco & Moura, Português Série Brasil, Ensino Médio, Volume Único, Ática,
2004.
Estratégias de controle da devolução da Atividade
Alunos encaminhem a
resolução das questões via whatsapp ou em documento anexo pelo e-mail:
rosangelaprof19@gmail.com até o dia 26/03/2020 (5ª feira).
Para
complementar o conteúdo assista ao vídeo sobre a Revolta da Vacina.
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