APC 1 – SINTAXE – Frase, oração e período
Assista ao vídeo e escreva as anotações no caderno, depois resolva os exercícios propostos.
Embora muitas pessoas usem os
termos frase, oração e período como sinônimos, eles apresentam conceitos
distintos:
Silêncio!
E agora, José?
Choveu.
Não sei o que dizer ...
As frases são marcadas por entonação que, na escrita, ocorrem com o recurso dos sinais de pontuação. Sem a pontuação, as palavras são apenas vocábulos soltos.
Tipos de frases
Frases declarativas: o emissor da mensagem constata algum fato de maneira afirmativa ou negativa.
Exemplos: O curso termina esse
ano (afirmativa); O curso não termina esse ano negativa).
Exemplos: — Você quer comer?
(pergunta direta); Gostaria de saber se você quer comer (pergunta indireta).
Exemplos: Que lindo!; Puxa
vida!
Frases
imperativas: o
emissor da mensagem emite uma ordem, conselho ou pedido, seja de maneira
afirmativa ou negativa. Exemplos: Faça o almoço (afirmativa); Não faça o almoço
(negativa).
Frases optativas: o emissor da mensagem expressa o desejo sobre algo.
Exemplo: Que Deus te
acompanhe!; Muitas felicidades nessa nova fase.
O que é oração?
A oração é o enunciado que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Elas podem ou não ter sentido completo.
Exemplos de oração:
Acabamos, finalmente!
Levaram tudo.
É provável.
Estamos indo ...
Tipos de oração
Dependendo da relação sintática
estabelecida, as orações são classificadas de duas maneiras:
Orações coordenadas: são orações independentes onde não existe relação sintática entre elas e, por isso, possuem um sentido completo.
Exemplo: Fomos para o Congresso
e apresentamos o artigo. (Oração 1: Fomos ao Congresso; Oração 2: apresentamos
o artigo.).
Orações subordinadas: são orações dependentes onde uma está subordinada à outra e, por isso, sozinhas não possuem um sentido completo.
Exemplo: É possível que Juliana
não faça a prova. (Oração 1: É possível; Oração 2: que Juliana não faça a
prova.).
https://www.todamateria.com.br/frase-oracao-e-periodo/
Exercícios
1.
Leia os enunciados e coloque nos parênteses F para frase, O para oração e P
para período.
( ) É importante conferir a documentação antes de entregá-la.
( ) Saída de emergência.
( ) Deixe seu comentário sobre o site e
ajude-nos a melhorá-lo.
( ) Apague a luz.
( ) As
chuvas fortes e abundantes alagaram grande parte da cidade, especialmente a
região central.
( ) Parabéns por tudo.
( ) Que comportamento agressivo!
( ) Agora, por favor!
( ) Como o morador não vivia mais naquele
endereço, a encomenda não foi entregue.
2. Examine o texto abaixo e faça o que se pede:
Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse:
– Se ele amanhã não levantar,
terá que sacrificá-lo!
O porco escutando, correu e foi
avisar ao cavalo:
– Amigão! Levanta, véi, senão
vão te matar.
O cavalo rapidamente levantou!
O dono, pela manhã, viu e ficou
muito alegre e foi logo avisando a todos:
– Vamos matar o porco para
comemorar. Êbaaaa!!!
(https://muitobacana.com/piadas-do-tiririca/)
a) Que lição podemos tirar
desta história?
_________________________________________________
_________________________________________________
b) Quantas orações há no
período em destaque: "Certo dia, um
cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo
disse"?
________________________________________________
c) Quantas orações há no
período: "O porco escutando, correu
e foi avisar ao cavalo"?
_________________________________________________
d) O enunciado “Amigão!” pode ser classificado como
frase, oração ou período?
_________________________________________________
e) Explique com suas palavras
por que o enunciado “Se ele amanhã não
levantar, terá que sacrificá-lo!” é um período:
_________________________________________________
3. Leia o texto e responda o que
se pede:
Ela comeu meu coração
Trincou
Mordeu
Mastigou
Engoliu
Comeu
O meu
Ela comeu meu coração
Mascou
Moeu
Triturou
Deglutiu
Comeu
O meu
(...)
(Caetano Veloso)
a) De que forma é estruturado
esse texto?
_______________________________________________
b) Sobre o que trata o texto?
________________________________________________
c) As palavras que compõem o texto
estão no seu sentido real ou em sentido figurado? Por quê?
_________________________________________________
_________________________________________________
d) Quantos e quais são os
verbos que aparecem no texto?
_________________________________________________
e) Quantas orações há nesse
texto?
_________________________________________________
4. Sobre o trecho, é CORRETO afirmar que:
"O
tempo voa. Cabe a você ser o piloto!"
a) Trata-se de um período, mas
não é uma frase.
b) A 1ª é uma oração e a 2ª um
período.
c) Trata-se apenas de um
período.
d) As palavras “voa”, “cabe”,
“você” e “ser” são verbos, portanto indicam orações.
e) O ponto final une a 1ª oração ao período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário