domingo, 2 de maio de 2021

APC 1 Maio – SINTAXE – Frase, oração e período (2ºEME)

 APC 1 – SINTAXE – Frase, oração e período

Assista ao vídeo e escreva as anotações no caderno, depois resolva os exercícios propostos.



Embora muitas pessoas usem os termos frase, oração e período como sinônimos, eles apresentam conceitos distintos:

 Frase: enunciado linguístico que possui um sentido completo.

 Oração: enunciado que contém um verbo ou locução verbal e que pode não apresentar um sentido completo.

 Período: enunciado que contém uma ou mais orações de sentido completo.

 O que é frase?

 Frase é todo o enunciado linguístico que tem sentido completo e termina com uma pausa pontuada.

 Não é necessário haver verbo para a formação de uma frase quando o que foi enunciado tem sentido completo.

 Exemplos de frases:

Silêncio!

E agora, José?

Choveu.

Não sei o que dizer ...

As frases são marcadas por entonação que, na escrita, ocorrem com o recurso dos sinais de pontuação. Sem a pontuação, as palavras são apenas vocábulos soltos.

Tipos de frases

Frases declarativas: o emissor da mensagem constata algum fato de maneira afirmativa ou negativa.

Exemplos: O curso termina esse ano (afirmativa); O curso não termina esse ano negativa).

 Frases interrogativas: o emissor da mensagem interroga sobre algo direta ou indiretamente.

Exemplos: — Você quer comer? (pergunta direta); Gostaria de saber se você quer comer (pergunta indireta).

 Frases exclamativas: o emissor da mensagem manifesta emoção, surpresa.

Exemplos: Que lindo!; Puxa vida!

Frases imperativas: o emissor da mensagem emite uma ordem, conselho ou pedido, seja de maneira afirmativa ou negativa. Exemplos: Faça o almoço (afirmativa); Não faça o almoço (negativa).

Frases optativas: o emissor da mensagem expressa o desejo sobre algo.

Exemplo: Que Deus te acompanhe!; Muitas felicidades nessa nova fase.

O que é oração?

A oração é o enunciado que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Elas podem ou não ter sentido completo.

Exemplos de oração:

Acabamos, finalmente!

Levaram tudo.

É provável.

Estamos indo ...

Tipos de oração

Dependendo da relação sintática estabelecida, as orações são classificadas de duas maneiras:

Orações coordenadas: são orações independentes onde não existe relação sintática entre elas e, por isso, possuem um sentido completo.

Exemplo: Fomos para o Congresso e apresentamos o artigo. (Oração 1: Fomos ao Congresso; Oração 2: apresentamos o artigo.).

Orações subordinadas: são orações dependentes onde uma está subordinada à outra e, por isso, sozinhas não possuem um sentido completo.

Exemplo: É possível que Juliana não faça a prova. (Oração 1: É possível; Oração 2: que Juliana não faça a prova.).

https://www.todamateria.com.br/frase-oracao-e-periodo/


Exercícios

1. Leia os enunciados e coloque nos parênteses F para frase, O para oração e P para período.

(   ) É importante conferir a documentação antes de entregá-la.

(   ) Saída de emergência.

(   ) Deixe seu comentário sobre o site e ajude-nos a melhorá-lo.

(   ) Apague a luz.

(   ) As chuvas fortes e abundantes alagaram grande parte da cidade, especialmente a região central.

(   ) Parabéns por tudo.

(   ) Que comportamento agressivo!

(   ) Agora, por favor!

(   ) Como o morador não vivia mais naquele endereço, a encomenda  não foi entregue.

 

2. Examine o texto abaixo e faça o que se pede:

Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse:

– Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!

O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo:

– Amigão! Levanta, véi, senão vão te matar.

O cavalo rapidamente levantou!

O dono, pela manhã, viu e ficou muito alegre e foi logo avisando a todos:

– Vamos matar o porco para comemorar. Êbaaaa!!!

(https://muitobacana.com/piadas-do-tiririca/)

a) Que lição podemos tirar desta história?

 

_________________________________________________

 

_________________________________________________

 

b) Quantas orações há no período em destaque: "Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse"?

 

________________________________________________

 

c) Quantas orações há no período: "O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo"?

 

_________________________________________________

 

d) O enunciado “Amigão!” pode ser classificado como frase, oração ou período?

 

_________________________________________________

 

e) Explique com suas palavras por que o enunciado “Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!” é um período:

 

_________________________________________________

 

3. Leia o texto e responda o que se pede:

Ela comeu meu coração

Trincou

Mordeu

Mastigou

Engoliu

Comeu

O meu

Ela comeu meu coração

Mascou

Moeu

Triturou

Deglutiu

Comeu

O meu

(...)

                                       (Caetano Veloso)

a) De que forma é estruturado esse texto?

 

_______________________________________________

b) Sobre o que trata o texto?

 

________________________________________________

c) As palavras que compõem o texto estão no seu sentido real ou em sentido figurado? Por quê?

 

_________________________________________________

 

_________________________________________________

 

d) Quantos e quais são os verbos que aparecem no texto?

 

_________________________________________________

 

e) Quantas orações há nesse texto?

 

_________________________________________________

 

4. Sobre o trecho, é CORRETO afirmar que:

 

"O tempo voa. Cabe a você ser o piloto!"

 

a) Trata-se de um período, mas não é uma frase.

b) A 1ª é uma oração e a 2ª um período.

c) Trata-se apenas de um período.

d) As palavras “voa”, “cabe”, “você” e “ser” são verbos, portanto indicam orações.

e) O ponto final une a 1ª oração ao período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DE PESQUISA - 2º EME

  ATENÇÃO ESTUDANTES DO GRUPO I Atividade de pesquisa Fazer uma pesquisa literária sobre o  Romantismo - Contexto histórico; - Carac...