Assista aos vídeos e depois resolva os exercícios propostos.
Faça anotações das dúvidas no seu caderno.
EXERCÍCIOS
Planta
detecta a presença de explosivos
A pedido do Pentágono, cientistas criam planta que muda de cor à presença de explosivos por Bruno Garattoni
Quando recebem excesso de luz solar, as plantas liberam substâncias chamadas terpenoides, que engrossam as folhas e alteram sua cor. A pedido do Pentágono, cientistas americanos ciaram uma técnica para manipular esse mecanismo e fazer com que a planta mude de cor na presença de explosivos. É uma versão transgênica do tabaco (Nicotiana tabacum), que poderá ser usada em aeroportos e locais visados por terroristas. O problema é que a planta leva 12 horas para mudar de cor. Mas os cientistas estão tentando acelerar o processo.
(Revista Superinteressante. São
Paulo: Abril. ed. 289, mar. 2011.
Disponível em:
<http://super.abril.com.br/ciencia/planta-detecta-presenca-explosivos-622508.shtml>.
Acesso em: 15 mar. 2012.)
Em
relação ao texto acima, identifique e registre:
a) o gênero ___________________________________
b) o assunto ______________________________________
f) a fonte _________________________________________
a) emotiva, porque o autor
expressa seu sentimento em relação à ecologia.
b) fática, porque o texto testa
o funcionamento do canal de comunicação.
c) poética, porque o texto
chama a atenção para os recursos de linguagem.
d) conativa, porque o texto
procura orientar comportamentos do leitor.
e) referencial, porque o texto
trata de noções e informações conceituais.
3.
Leia esses versos:
O Santo Ofício da misericórdia
Fazer poemas
é andar na corda bamba
de um circo abandonado,
pior:
com os pés trocados.
(BARRETO, Antonio. O sono
provisório.
Rio de Janeiro:
Francisco Alves, 1978. p. 34.)
a) Explique o uso de
metalinguagem nos versos acima.
_________________________________________________
_________________________________________________
b) Que outras funções da
linguagem estão presentes nesses versos? Explique.
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
4. (Enem/2003)
A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está muitas vezes ligada à ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade.
(Adaptado de
Norberto Bobbio et al. Dicionário de política.
Segundo o texto, muitas vezes a propaganda:
a) não permite que minorias imponham ideias à maioria.
b) depende diretamente da qualidade do produto que é vendido.c) favorece o
controle das massas difundindo as contradições do produto.
d) está
voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto.
e) convida o
comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender
5. O pai conversa com a filha ao
telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar.
Nesta
situação, podemos dizer que o canal é:
a) o pai b) a filha c) fios de telefone
d) o
código e) a fala
6. Assinale a alternativa incorreta:
a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b) Para
entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As
mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras,
desenhos, números etc.
d) Para
entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e) Conhecendo
os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras,
criando novas mensagens.
7. Uma pessoa é convidada a dar uma
palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com
fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta
palestra seria um fracasso porque:
a) não
dominava os signos
b) não
dominava o código
c) não
conhecia o referente
d) não
conhecia o receptor
e) não
conhecia a mensagem
8. Um guarda de trânsito percebe que o motorista
de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste
trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:
a) o código
que ele utiliza
b) o canal que
ele utiliza
c) quem recebe
a mensagem
d) quem envia
a mensagem
e) o assunto
da mensagem
9. A mãe de Felipe sacode-o levemente e
o chama: “FELIPE, ESTÁ NA HORA DE
ACORDAR”. O que está destacado é:
a) o emissor
b) o código
c) o canal
d) a mensagem
e) o referente
10. Podemos afirmar que Referente é:
a) quem recebe a mensagem
b) o assunto da mensagem
c) o que transmite a mensagem
d) quem envia a mensagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário