domingo, 2 de maio de 2021

APC 1 Maio - Elementos da Comunicação - Funções da Linguagem (1°EMC/D)

 Assista aos vídeos e depois resolva os exercícios propostos.

Faça anotações das dúvidas no seu caderno.

Vídeo 1

Vídeo 2




EXERCÍCIOS

Planta detecta a presença de explosivos

 A pedido do Pentágono, cientistas criam planta que muda de cor à presença de explosivos por Bruno Garattoni

 Quando recebem excesso de luz solar, as plantas liberam substâncias chamadas terpenoides, que engrossam as folhas e alteram sua cor. A pedido do Pentágono, cientistas americanos ciaram uma técnica para manipular esse mecanismo e fazer com que a planta mude de cor na presença de explosivos. É uma versão transgênica do tabaco (Nicotiana tabacum), que poderá ser usada em aeroportos e locais visados por terroristas. O problema é que a planta leva 12 horas para mudar de cor. Mas os cientistas estão tentando acelerar o processo.

(Revista Superinteressante. São Paulo: Abril. ed. 289, mar. 2011.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/planta-detecta-presenca-explosivos-622508.shtml>. Acesso em: 15 mar. 2012.)

Em relação ao texto acima, identifique e registre:

a) o gênero ___________________________________

b) o assunto ______________________________________

 c) o objetivo ______________________________________

 d) a função da linguagem ___________________________

 e) a linguagem empregada ___________________________

 f) a fonte _________________________________________

 2. (Enem/2010)

 Leia:

 A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

 (O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)

 

Predomina no texto a função da linguagem:

 

a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.

b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.

c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.

d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

 

3. Leia esses versos:

 

O Santo Ofício da misericórdia

Fazer poemas

é andar na corda bamba

de um circo abandonado,

pior:

com os pés trocados.

(BARRETO, Antonio. O sono provisório.

Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978. p. 34.)

 

a) Explique o uso de metalinguagem nos versos acima.

 

_________________________________________________

 

_________________________________________________

 

b) Que outras funções da linguagem estão presentes nesses versos? Explique.

 

_________________________________________________

 

_________________________________________________

 

_________________________________________________

 

_________________________________________________

 4. (Enem/2003)

 A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está muitas vezes ligada à ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade.

(Adaptado de Norberto Bobbio et al. Dicionário de política.

 Segundo o texto, muitas vezes a propaganda:

a) não permite que minorias imponham ideias à maioria.

b) depende diretamente da qualidade do produto que é vendido.

c) favorece o controle das massas difundindo as contradições do produto.

d) está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto.

e) convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender

 

5. O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar.

Nesta situação, podemos dizer que o canal é:

a) o pai                    b) a filha             c) fios de telefone

d) o código              e) a fala

 

6. Assinale a alternativa incorreta:

a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.

b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.

c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números etc.

d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.

e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando novas mensagens.

 

7. Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um fracasso porque:

a) não dominava os signos

b) não dominava o código

c) não conhecia o referente

d) não conhecia o receptor

e) não conhecia a mensagem

 

8. Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:

a) o código que ele utiliza

b) o canal que ele utiliza

c) quem recebe a mensagem

d) quem envia a mensagem

e) o assunto da mensagem

 

9. A mãe de Felipe sacode-o levemente e o chama: “FELIPE, ESTÁ NA HORA DE ACORDAR”. O que está destacado é:

a) o emissor

b) o código

c) o canal

d) a mensagem

e) o referente

 

10. Podemos afirmar que Referente é:

a) quem recebe a mensagem

b) o assunto da mensagem

c) o que transmite a mensagem

d) quem envia a mensagem

e) o código usado para estabelecer comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DE PESQUISA - 2º EME

  ATENÇÃO ESTUDANTES DO GRUPO I Atividade de pesquisa Fazer uma pesquisa literária sobre o  Romantismo - Contexto histórico; - Carac...