terça-feira, 19 de maio de 2020

Leitura e interpretação de texto II - A marquesa saiu às cinco horas (1º EM C e D)

II Parte:

Texto: A marquesa saiu às cinco horas


HORIZONTES DO TEXTO

A marquesa, ô lá lá, saiu às cinco horas!

A troca ou acréscimo de uma simples palavra, o tom de voz e o contexto em que são proferidas podem mudar consideravelmente as significações e intenções das frases.
Ø  Reflita sobre os exemplos de mal-entendidos que podem ser causados por mudanças de entonação ou de pequenas alterações nas frases. Escreva a sua opinião.


 INTERTEXTUALIDADE

Declarações de amor

À médica. Não venha com essa conversa de me dar alta, pois só de pensar nessa possibilidade eu fico ainda mais doente!

Ao engenheiro civil. Não há nada mais concreto e sólido neste mundo do que o meu amor por você, e por isso eu me derreto feito manteiga quando você se aproxima de mim com este olhar engenhosamente construído para me seduzir...

Ao padeiro. Sabe que quando entrei no seu estabelecimento pela primeira vez e exclamei, surpresa, “Ai, que pão!” – eu não estava me referindo àquela broa de milho, mas a você, meu querido!

Ao garçom. Logo que eu notei a sua elegância, logo que eu notei a sua forma atenciosa de se dirigir a mim, percebi que estava diante de alguém muito especial, e entreguei meu coração de bandeja para você.

Ø  Considerando os conceitos de emissor e receptor (ou remetente e destinatário), explique as variações de estilo no texto de Paulo Mendes Campos em comparação com esses inícios de cartas de amor.


(Adaptação da coleção “Português Novo Ensino Médio”, 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DE PESQUISA - 2º EME

  ATENÇÃO ESTUDANTES DO GRUPO I Atividade de pesquisa Fazer uma pesquisa literária sobre o  Romantismo - Contexto histórico; - Carac...