segunda-feira, 25 de maio de 2020

Concordância nominal - Atividade (7º ano B)


Atividade 5 – CONCORDÂNCIA NOMINAL
Leia este poema, de Chacal:

Papo de índio

Veiu uns ômi di saia preta
cheiu di caixinha e pó branco
qui eles disserum qui chamava açucri
Aí eles falarum e nós fechamu a cara
depois eles arrepetirum e nós fechamu o corpo
Aí eles insistirum e nós comemu eles.

(In: Heloísa de Holanda e Carlos. A.M. Pereira, orgs. Poesia jovem – Anos 70. SP: Nova Cultural, 1982. P.79.)


1.       O poema trata do relacionamento entre índios e brancos. Com base nas informações que ele apresenta, responda:

a)      Em que período da História do Brasil o episódio relatado pelo texto provavelmente aconteceu? Por quê?
______________________________________

_____________________________________

_____________________________________

b)      Quem fala no poema? Quem são os “ômi di saia preta”?

_______________________________________

_______________________________________


c)       Com que finalidade esses “ômi” carregavam caixinhas e açúcar?

________________________________________

_______________________________________

_______________________________________


a)      Reescreva todo o texto na variedade padrão da língua. Se quiser, mantenha expressões como fechar a cara e fechar o corpo.

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________


b) Na nova redação dada ao texto, como ficaram as palavras “Veiu”, “cheiu” e “fechamu”? Por que elas sofreram modificação?

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________


2. O texto, apesar de escrito, apresenta algumas marcas da linguagem oral.

a) Identifique palavras ou expressões que tenham sido escritas exatamente como se fala, sem respeitar as normas da ortografia oficial.

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

b) Identifique no texto dois procedimentos linguísticos que sejam próprios de relatos ou narrativas orais.

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

c) Explique a relação entre o título e as marcas de oralidade do texto.

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________


3. Além das marcas de oralidade, o texto apresenta outras palavras e expressões que fogem a variedade padrão.







_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

4. Agora, pesquise na Internet:

Para que serve a concordância?

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

5. Leia o poema e a seguir reescreva –o, fazendo a devida concordância das palavras entre parênteses.

Receita de acordar palavras

palavras são como estrelas
facas ou flores
elas têm raízes pétalas espinhos
são (liso) (áspero) (leve) ou (denso)
para acordá-(lo) basta um sopro
em sua alma
e como pássaros
vão encontrar seu caminho

(Roseana Murray)



_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

____________________________________________________

`____________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DE PESQUISA - 2º EME

  ATENÇÃO ESTUDANTES DO GRUPO I Atividade de pesquisa Fazer uma pesquisa literária sobre o  Romantismo - Contexto histórico; - Carac...