Atividade 5 – CONCORDÂNCIA NOMINAL
Leia este poema, de Chacal:
Papo
de índio
Veiu uns ômi di saia preta
cheiu di caixinha e pó branco
qui eles disserum qui chamava açucri
Aí eles falarum e nós fechamu a cara
depois eles arrepetirum e nós fechamu o
corpo
Aí eles insistirum e nós comemu eles.
(In:
Heloísa de Holanda e Carlos. A.M. Pereira, orgs. Poesia jovem – Anos 70. SP:
Nova Cultural, 1982. P.79.)
1.
O poema trata do relacionamento entre índios e
brancos. Com base nas informações que ele apresenta, responda:
a)
Em que período da História do Brasil o
episódio relatado pelo texto provavelmente aconteceu? Por quê?
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b)
Quem fala no poema? Quem são os “ômi di saia
preta”?
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c)
Com que finalidade esses “ômi” carregavam
caixinhas e açúcar?
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a)
Reescreva todo o texto na variedade padrão da
língua. Se quiser, mantenha expressões como fechar a cara e fechar o
corpo.
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b) Na nova redação dada ao texto, como ficaram as
palavras “Veiu”, “cheiu” e “fechamu”? Por que elas sofreram modificação?
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2. O texto, apesar de escrito, apresenta algumas
marcas da linguagem oral.
a) Identifique palavras ou expressões que tenham
sido escritas exatamente como se fala, sem respeitar as normas da ortografia
oficial.
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b) Identifique no texto dois procedimentos
linguísticos que sejam próprios de relatos ou narrativas orais.
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c) Explique a relação entre o título e as marcas
de oralidade do texto.
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3. Além das marcas de oralidade, o texto
apresenta outras palavras e expressões que fogem a variedade padrão.
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4. Agora, pesquise
na Internet:
Para que serve a
concordância?
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5. Leia o poema e a seguir
reescreva –o, fazendo a devida concordância das palavras entre parênteses.
Receita
de acordar palavras
palavras são como estrelas
facas ou flores
elas têm raízes pétalas espinhos
são (liso) (áspero) (leve) ou (denso)
para acordá-(lo) basta um sopro
em sua alma
e como pássaros
vão encontrar seu caminho
(Roseana Murray)
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