Elaborar um resumo do conteúdo do vídeo, em seguida resolva os exercícios propostos.
APC
1 – Variação Linguística
1.
A resposta dos pintinhos à bronca da galinha causa estranhamento. Por quê?
Ø De que maneira a galinha
justifica a resposta dada pelos pintinhos?
2.
Considerando a resposta da galinha, qual a variedade linguística utilizada por
ela e seus filhotes. Explique.
Ø De que forma essa representação
da variedade linguística contribui para construir o humor da tira?
Verbos
A professora disse para a Mariazinha.
— Mariazinha, me dê um exemplo de
verbo.
— Bicicreta! — respondeu a
menina.
— Não se diz "bicicreta", e
sim "bicicleta". Além disso, bicicleta não é verbo. Pedro, diga você
um verbo.
— Prástico! — disse o garoto.
—É "plástico", não
"prástico". E também não é verbo. Laura, é sua vez: me dê um exemplo
correto de verbo — pediu a professora.
— Hospedar! — respondeu Laura.
— Muito bem! — disse a
professora.
— Agora, forme uma frase com esse
verbo.
— Os pedar da bicicreta é de
prástico!
(http://criancas.uol.com.br/piadas/piadas_aula.jhtm . Acesso em 12/1/2010.)
1. A situação que envolve a professora e os
alunos Mariazinha, Pedro e Laura ocorre durante uma aula.
a) De que disciplina é a aula?
b) Comprove
sua resposta com elementos do texto.
2. A professora pede um exemplo de verbo aos alunos. Por que as respostas de Mariazinha e de Pedro estavam erradas?
3. A professora faz a pergunta a Laura e inicialmente considera correta a resposta dela.
a) O que a professora supôs ao ouvir a resposta de Laura?
b) O
que Laura tinha em mente quando respondeu?
c) Quando
a professora compreendeu a resposta de Laura?
4. Observe as respostas dos três alunos. O que há em comum na fala dos três?
5. Esse tipo de fenômeno é característico de uma variedade linguística. Que tipo de variedade, na anedota, os três alunos utilizam?
6. Considerando a resposta à questão anterior, você acha mais provável que a aula estivesse acontecendo em uma zona rural ou em uma zona urbana?
7. Embora
se intitule "Verbos", o
texto não se refere a verbos. Fica em evidência outra classe de palavras, e
nisso reside a graça da anedota. Qual é essa classe de palavras?
Nenhum comentário:
Postar um comentário