segunda-feira, 8 de junho de 2020

Atividades Pedagógicas Complementares - 1º EMC e D


Atividades Pedagógicas Complementares / Maio 2020 - 3º EMA, B e C

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 1º EMC E D

Período: 19/05 a 29/05/2020

RESPOSTAS

Atividade 1 - Texto: A marquesa saiu às cinco horas (Paulo Mendes Campos)

1. O cronista se justifica informando ao leitor que está em crise de frivolidade.

2. a) Bossa Nova; escola de samba.
    b) Oratório, repórter esportivo, bacharelesco, comercial.
    c) Pichador; ressentido; amiga da marquesa.

3. a) Augusto Frederico Schimidt
     b) Vinícius de Moraes
     c) Murilo Mendes

4. Alternativa D.
Comentário:
Embora todas as alternativas mostrem aspectos típicos de quem nasceu em Minas Gerais, a alternativa D é a que mais se aproxima do caráter excessivamente cauteloso que o estilo de José Maria de Alkmin realça.


Atividade 2 – continuação sobre o texto: A marquesa de Santos saiu às cinco horas


HORIZONTES DO TEXTO

RESPOSTA (sugestão)

A mudança de uma palavra, o tom de voz que são proferidas podem mudar consideravelmente o significado e a intenção da fala. Os mal-entendidos podem causar alterações dentre elas “ouvir falar”, “espalhar boatos”; “caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime” (Art. 138 do Código Penal?; “difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação” (Art. 139); “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro” (Art. 140).

INTERTEXTUALIDADE

Na crônica de Paulo Mendes Campos, o estilo varia de acordo com o emissor. O estilo das cartas varia de acordo com o destinatário (aquele que recebe a carta).



Atividade 3 - PERIODIZAÇÃO LITERÁRIA

RESPOSTAS

1. Os Estilos de Época (também chamadas de Escolas Literárias ou Movimentos Literários) representam o conjunto de procedimentos estéticos que caracterizam a produção literária de determinado período histórico. Estão concentrados a partir de características semelhantes entre as obras dos produtores literários, nesse caso, os escritores.

2. O Estilo Individual ou Estilo Pessoal designa o modo particular utilizado por cada escritor na composição de suas obras. Ou seja, representa o conjunto de características estilísticas ou temáticas (na forma ou no conteúdo da construção poética), o qual fora incluído numa determinada escola literária, de acordo com a época vivida (contexto histórico) ou até mesmo pelas características que ressaltam em sua obra.

3. Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo e Modernismo.

4. a) Medieval, Clássica e Moderna.
    b) Formada por duas Eras: Colonial e Nacional.


Atividade 4 - texto “A Língua Portuguesa” para responder as questões propostas

RESPOSTAS


1. B / 2. C / 3. B / 4. B / 5. C / 6. A / 7. B / 8. C


Atividade 5 –  texto “Influência de outras línguas” / Retomada  do texto “A língua Portuguesa” da atividade 4.

RESPOSTAS

1. a) Maracujá: tupi; pereba: tupi; tóxico: grego (tóxikon); umbanda: neologismo do quimbundo africano; batom: francês (bâton).

b) SUGESTÃO – sinônimo, história, prática (grego) /  acarajé, banguela, cafuné (africana) / caipira, jacaré, pipoca (tupi) / bibelô, omelete, purê (francesa) / álcool, café, zero (árabe)....

2. A Língua Portuguesa recebeu a influência do colonizador adquiriu características específicas , mas distanciou-se do Português de Portugal, pelo fato que recebeu imigrantes como o africano, holandeses, franceses, árabes, e também se misturou a língua nativa (indígena / tupi).


Para responder as questões a seguir retome o texto “A língua Portuguesa” da atividade 4.

RESPOSTAS

1.  a) V / b) V / c) F / d) V / e) V / f) F / g) F / h) F

2. a) V / b) F / c) V / d) F

3. a) Tipo de linguagem, dentro do Latim, usada pela elite romana (poetas, filósofos e políticos).
b) Era a linguagem usada pelo povo na comunicação diária, durante o período do Império Romano.
c) Por causa da influência da civilização grega sobre os romanos. Os gregos eram um povo culto e isto acabou fazendo com que romanos também absorvessem a cultura grega.
d) São línguas que se originaram do latim Vulgar.

4. a) romanos
b) latim; conquistas
c) clássico ou literário; vulgar
d) dialetos; romanços
e) latim; neolatinas
f) espanhol, francês, italiano, romeno e português

5. a) Península Ibérica
b) portugueses ou espanhóis
c) árabe
d) portugueses
e) vândalos, ou suevos, ou alanos, ou visigodos
f) galego-português
g) qualquer um desses: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Ilhas do Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.
h) Brasil
i) século XIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DE PESQUISA - 2º EME

  ATENÇÃO ESTUDANTES DO GRUPO I Atividade de pesquisa Fazer uma pesquisa literária sobre o  Romantismo - Contexto histórico; - Carac...