Atividades
Pedagógicas Complementares / Maio 2020 - 3º EMA, B e C
CORREÇÃO DAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 1º EMC E D
Período: 19/05 a 29/05/2020
RESPOSTAS
Atividade 1 - Texto:
A marquesa saiu às cinco horas (Paulo Mendes Campos)
1. O cronista se justifica informando ao leitor que está em
crise de frivolidade.
2. a) Bossa Nova; escola de samba.
b) Oratório,
repórter esportivo, bacharelesco, comercial.
c) Pichador;
ressentido; amiga da marquesa.
3. a) Augusto Frederico Schimidt
b) Vinícius de
Moraes
c) Murilo Mendes
4. Alternativa D.
Comentário:
Embora todas as alternativas mostrem aspectos típicos de
quem nasceu em Minas Gerais, a alternativa D é a que mais se aproxima do
caráter excessivamente cauteloso que o estilo de José Maria de Alkmin realça.
Atividade 2 – continuação
sobre o texto: A marquesa de Santos saiu às cinco horas
HORIZONTES DO TEXTO
RESPOSTA (sugestão)
A mudança de uma palavra, o tom
de voz que são proferidas podem mudar
consideravelmente o significado e a intenção da fala. Os mal-entendidos podem
causar alterações dentre elas “ouvir falar”, “espalhar boatos”; “caluniar alguém, imputando-lhe
falsamente fato definido como crime” (Art. 138 do Código Penal?; “difamar alguém, imputando-lhe fato
ofensivo à sua reputação” (Art. 139); “injuriar alguém, ofendendo-lhe a
dignidade ou o decoro” (Art. 140).
INTERTEXTUALIDADE
Na crônica de Paulo Mendes
Campos, o estilo varia de acordo com o emissor. O estilo das cartas varia de
acordo com o destinatário (aquele que recebe a carta).
Atividade 3 - PERIODIZAÇÃO LITERÁRIA
RESPOSTAS
1. Os Estilos de Época (também
chamadas de Escolas Literárias ou Movimentos Literários) representam o conjunto
de procedimentos estéticos que caracterizam a produção literária de determinado
período histórico. Estão concentrados a partir de características semelhantes
entre as obras dos produtores literários, nesse caso, os escritores.
2. O Estilo Individual ou Estilo
Pessoal designa o modo particular utilizado por cada escritor na composição de
suas obras. Ou seja, representa o conjunto de características estilísticas ou
temáticas (na forma ou no conteúdo da construção poética), o qual fora incluído
numa determinada escola literária, de acordo com a época vivida (contexto histórico)
ou até mesmo pelas características que ressaltam em sua obra.
3. Arcadismo, Romantismo,
Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo e Modernismo.
4. a) Medieval, Clássica e
Moderna.
b) Formada por duas Eras: Colonial e
Nacional.
Atividade 4 - texto
“A Língua Portuguesa” para responder as questões propostas
RESPOSTAS
1. B / 2. C / 3. B / 4. B / 5. C / 6. A / 7. B / 8. C
Atividade 5 – texto “Influência de outras línguas” / Retomada do texto “A língua Portuguesa” da atividade
4.
RESPOSTAS
1. a) Maracujá: tupi; pereba: tupi; tóxico: grego (tóxikon);
umbanda: neologismo do quimbundo africano; batom: francês (bâton).
b) SUGESTÃO – sinônimo, história, prática (grego) / acarajé, banguela, cafuné (africana) /
caipira, jacaré, pipoca (tupi) / bibelô, omelete, purê (francesa) / álcool, café,
zero (árabe)....
2. A Língua Portuguesa recebeu a influência do colonizador
adquiriu características específicas , mas distanciou-se do Português de
Portugal, pelo fato que recebeu imigrantes como o africano, holandeses,
franceses, árabes, e também se misturou a língua nativa (indígena / tupi).
Para responder as
questões a seguir retome o texto “A língua Portuguesa” da atividade 4.
RESPOSTAS
1. a) V / b) V / c) F
/ d) V / e) V / f) F / g) F / h) F
2. a) V / b) F / c) V / d) F
3. a) Tipo de linguagem, dentro do Latim, usada pela elite
romana (poetas, filósofos e políticos).
b) Era a linguagem usada pelo povo na comunicação diária,
durante o período do Império Romano.
c) Por causa da influência da civilização grega sobre os
romanos. Os gregos eram um povo culto e isto acabou fazendo com que romanos
também absorvessem a cultura grega.
d) São línguas que se originaram do latim Vulgar.
4. a) romanos
b) latim; conquistas
c) clássico ou literário; vulgar
d) dialetos; romanços
e) latim; neolatinas
f) espanhol, francês, italiano, romeno e português
5. a) Península Ibérica
b) portugueses ou espanhóis
c) árabe
d) portugueses
e) vândalos, ou suevos, ou alanos, ou visigodos
f) galego-português
g) qualquer um desses: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau,
Ilhas do Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.
h) Brasil
i) século XIII.
Nenhum comentário:
Postar um comentário